18 de setembro de 2021
  • 11:38 5 de Outubro Dia Mundial do Professor
  • 18:11 A extraordinária visita de indígenas isolados a uma aldeia remota no Acre
  • 12:00 Após descartar existência de ‘Caixa 2’, STF julga se caso de corrupção deve se ‘perpetuar’ na Justiça Eleitoral
  • 10:33 Por discurso de ódio aos indígenas Bolsonaro e Funai são alvo de denúncia do MPF
  • 18:59 Parque das Tribos será beneficiado com mais de 8 Km de rede de abastecimento de água

Arremesso de lança
Nesta modalidade, cada atleta terá o direito de realizar três arremessos durante a prova. A contagem de pontos e a classificação serão feitas de acordo com as distâncias alcançadas pelos atletas. O objetivo é a distância e não o alvo, portanto a técnica corporal é essencial para que o atleta consiga impulso.

Arco e flecha
Neste esporte, o competidor tem o direito a três tiros que serão disparados contra o alvo: o desenho de um peixe que fica a 30 metros de distância. Os acertos são somados e determinantes para a classificação para a próxima etapa. As flechas medem cerca de 50 centímetros.

Cabo de força
No cabo de força o objetivo é medir a força física dos participantes. Cada delegação pode inscrever no máximo duas equipes, uma masculina e uma feminina, compostas de 10 atletas e dois reservas. Ganha a equipe que conseguir trazer a fita que fica no meio do cabo para dentro de seu campo. Muitas equipes treinam intensamente em suas aldeias, puxando grandes troncos de árvores.

Canoagem
Na canoagem, os atletas levam seu próprio remo e usam canoas rústicas durante a competição. As canoas e remos são padronizados de acordo com os moldes tradicionais dos indígenas. A prova é exclusiva para a categoria masculina, realizada em duplas e sempre em águas abertas. A dupla vencedora é a que cruza primeiro a linha de chegada. A distância percorrida é de aproximadamente 1.000 metros. As canoas usadas na prova são sorteadas previamente, pois nem todas têm o mesmo tamanho e peso.

Corrida
A modalidade é uma prova de velocidade individual, que abrange tanto a categoria masculina quanto a feminina. A quantidade de disputas será definida de acordo com o número de atletas inscritos. Cada equipe pode inscrever, no máximo, dois atletas. A explosão muscular e o posicionamento do atleta na largada são determinantes para o resultado da prova.

Corrida de Fundo
É uma prova de resistência individual para as categorias masculina e feminina. As inscrições são ilimitadas. A primeira largada é exclusiva para mulheres e, após 15 minutos, os homens saem. O percurso será escolhido previamente e todos os competidores poderão fazer o reconhecimento do trajeto antes da prova. O trajeto total da prova é de cinco mil metros.

Corrida com Tora
Apesar de mulheres também correrem com tora, essa prova é só para homens. Cada etnia forma uma equipe com até 10 atletas e mais três reservas. Os competidores devem completar duas voltas na pista, dentro da arena. A largada será sempre entre duas equipes, definidas previamente por sorteio.

Natação
É uma prova individual e compreende as categorias masculina e feminina. A disputa é realizada em águas abertas, lagos ou rios. A travessia pode  ser de 500 a 800 metros. Serão duas largadas, uma para homens e outra para mulheres.

Futebol masculino
Cada equipe poderá inscrever no máximo 18 atletas. As partidas serão regidas pela instrução Geral dos Jogos e pelas regras em vigência na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O tempo de jogo será de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos cada um, com cinco minutos de intervalo.

Futebol feminino
As partidas têm duração total de 30 minutos, divididos em 15 minutos cada uma e com 10 minutos de intervalo. As partidas serão regidas pela instrução Geral dos Jogos e pelas regras em vigência na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Redação Redação

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT