22 de junho de 2021
  • 11:38 5 de Outubro Dia Mundial do Professor
  • 18:11 A extraordinária visita de indígenas isolados a uma aldeia remota no Acre
  • 12:00 Após descartar existência de ‘Caixa 2’, STF julga se caso de corrupção deve se ‘perpetuar’ na Justiça Eleitoral
  • 10:33 Por discurso de ódio aos indígenas Bolsonaro e Funai são alvo de denúncia do MPF
  • 18:59 Parque das Tribos será beneficiado com mais de 8 Km de rede de abastecimento de água

“Meus parentes, a pandemia do novo coronavírus escancarou as fragilidades de um Brasil desigual e injusto. Entre inúmeras tragédias, a doença feriu e devastou a memória dos povos indígenas.

Mitos, línguas e histórias passaram a sangrar com a chegada desse vírus nas aldeias.

De todas as formas a COVID-19 afeta os povos originários em todo o Brasil. Em questão de dias, a covid-19 matou os nosso grandes líderes ícones da história de luta e conquistas em favor do nosso povo, a exemplo Paulinho Payakan, Nelson Rikbaktsa, Aritana Yawalapiti, e recentemente João Kaban do povo Cinta Larga. Só em Cuiabá foram 11 mortes de indígenas em menos de 20 dias. Uma situação revoltante já que a cidade conta com uma população indígena de menos de 2.500 pessoas.

Povo Cinta Larga, etnia que foi diretamente afetada por esse vírus e infelizmente, com o passar dos dias vai perdendo seus líderes que tanto contribuíram para a cultura do nosso povo. São guerreiros que estão em extinção e os governantes indiferentes nada fazem para manter a cultura do nosso povo viva

Ao povo Cinta Larga, guerreiros, quero dizer que eu Marcos Apurinã como tantas outras lideranças estamos sofrendo com a perda de tantos guerreiros que foram mortos por essa terrível doença Sintam-se abraçados e que meus sentimentos de dor os conforte.

Neste momento difícil e delicado eu me solidarizo com todo o Povo Cinta Larga, um povo guerreiro, de muita garra e que não vai se deixar abater por essa terrível doença que infelizmente já levou vários guerreiros CL.

Meus parentes Cinta Larga, isso vai passar! Força!”

Marcos Apurinã
Redação Redação

LEAVE A COMMENT